“O leite do peito”

Na próxima semana a Cecília completará 6 meses de vida, o que significa que completaremos, eu e ela, 6 meses de amamentação exclusiva!!! Assim, cheio de exclamações e de orgulho!

Não foram os seis meses mais simples do mundo, tivemos pelo caminho pega errada, empedramento, ferida fazendo o mamilo sangrar… Tivemos (temos) alergia alimentar e pouco ganho de peso e dentinhos nascendo antes dos 4 meses, sendo acompanhados de greve de um peito, depois greve de fome, depois umas belas mordidas na mamãe…
Mas não foi difícil também, e nunca deixou de ser prioridade ou uma delícia, por isso me deu vontade de soltar o verbo sobre o assunto – e olha que é assunto pra vários posts… Vcs me agüentam tagarelar sobre isso agora? rs

Então vou começar do começo, claro!

Me preparei durante toda a gravidez pra amamentação. Muito! Mas eu soube logo de cara que não precisava preparar o peito – nada de esfregar bucha ou escova de dente com limão (juro que me sugeriram isso!!)! O corpo se prepara sozinho: o peito aumenta, a cor do mamilo muda (ele escurece porque recebe mais melanina pra pele ficar mais forte!), o formato do mamilo muda e aparecem umas bolinhas secretoras de gordura, pra já ir deixando a pele hidratada e protegida!! Eu ia vendo isso acontecer ao longo do caminho e ficava toda boba, achando super lindo a natureza funcionando! rs

Então quando digo que me preparei, tô falando de leitura, de informação!
Quase tanto quanto li sobre parto, li sobre amamentação!
Eu fazia muita questão de amamentar e sabia que o sucesso (ou não) disso dependeria praticamente só de mim!

Conversei bastante com as pessoas que estariam a minha volta, expliquei da importância que amamentar teria, falei do apoio que precisaria da parte deles, pedi pra que esquecessem a idéia de vir sugerir mamadeira quando surgisse uma dificuldade, expliquei porque não daria água ou chá…

Eu sabia que o caminho todo não seria fácil, aliás, era pra isso que eu tava me preparando!
Quando fizemos o enxoval eu montei um arsenal de acessórios pra amamentação: comprei estoque de pomada de lanonila, estoque de absorvente pro sutiã, comprei concha protetora, concha coletora, bombinha extratora de leite manual, ‘pad’ pra alívio de feridas e bico protetor de silicone (que, aliás, depois eu descobri que não é muito indicado!!)
E não comprei nenhuma mamadeira e nenhuma chupeta! Nenhuma!
Chupeta a gente acabou ganhando umas quatro e mamadeira me deram uma de brinde (uma boa, da avent) quando comprei os sutiãs de amamentação (sente só a coerência!!rsrs)

E não é que eu tenha deixado de comprar mamadeira porque eu tinha certeza que não iria precisar (eu não sou tão otimista assim)! Não comprei porque eu sabia que existiam alternativas pro caso de eu precisar dar algum complemento pra Cecília (volto pra falar disso depois!). E porque eu sabia que, em último caso, numa emergência, em qualquer farmácia eu encontraria uma mamadeira se precisasse…

Porque amamentar era muito importante pra mim, ainda na gravidez eu decidi que não daria chupeta pra bebéia pelo menos nos três primeiros meses, pelo menos até me sentir totalmente segura com o aleitamento – porque eu tinha aprendido sobre a confusão de bicos!

E assim – informada e aparamentada – fui me sentindo segura sobre o tema… Assim como no caso do parto, eu conhecia as dificuldades que poderia enfrentar e me sentia preparada pra contorná-las…

Mas claro que a prática é diferente da teoria, né?!

Essa ‘descoberta’ fica pro próximo post! 😉
Assim como o detalhamento de umas coisinhas que citei aqui… Avisei que era pano pra manga!! rsrs

20140715-230218-82938187.jpg
(não é post patrocinado, juro! rs)

Anúncios

2 pensamentos sobre ““O leite do peito”

  1. Gabi, por aqui completamos 7 semanas de aleitamento exclusivo, e também to doida pra escrever sobre isso – e vou depois que terminar o meu relato de parto… Quero sabr mais como está sendo contigo e com a Cecília!
    Beijos, Rita

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s