"Corre, corre, corre, corre – vou te dar uma lição!"

Nunca fui muito dos esportes…

Apesar de sempre ter preferido ir caminhando do que esperar o ônibus, em geral sempre fui mais pra sedentária do qualquer outra coisa…
Uma vez comecei academia e durei lá uns 5 meses; fiz yoga por 3 meses; pilates por 6… (Isso sem contar o balé e a natação que fiz, forçada, por anos na infância, por causa do problema na coluna…)
Mas sempre aparece um motivo e acabo largando o “esporte” bem rapidinho…

E não custa lembrar que na nossa viagem ao sul do Chile, agora em janeiro, eu fui uma super franga, não aguentei subir o vulcão até o final e no caminho dei umas choradas de tanto que estava sofrendo…hahahaha

Bom, nas minhas últimas férias, com a companhia da Carol, comecei a caminhar todos os dias. Todos os dias andávamos 10 km (umas 2 horas mais ou menos), em um passo bom e conversando. hehehe
Só que aí as caminhadas acabaram ficando fáceis demais… o que fazer? Passar a caminhar 3, 4, 5 horas?? 
Tentamos começar a correr, ou melhor, tentei, porque a Carol já tem histórico esportivo na vida (além das longas caminhadas comigo, também estava fazendo natação e pilates!) e já tinha o costume de correr…
Pois é, tentei correr um dia no meio da caminhada. Ela disse: “vai no seu ritmo e corre o quanto você aguentar”… pois bem, corri até quase cair as pernas e o pulmão ficar vazio: em 3 minutos e 300 metros! Ridícula!!! hahahaha
Acabei desistindo de correr e pra ajudar fui pro Brasil, quando voltei, a Carol foi pro Brasil, aí minhas aulas voltaram…enfim, a super caminhada foi pro saco também!

Até que um dia me deu um “tchum” e resolvi que queria tentar correr! 
Meu irmão tinha comentado comigo sobre um programa de treino que ele tinha encontrado na internet, resolvi pedi-lo e comecei a fazer!




Como vocês podem ver, o treino começa super leve: corridas de 1 minuto só – repetidas várias vezes, mas só 1 minutinho…!
Pois nos dois primeiros dias de treino eu quase morri! hahaha
A Carol foi me ensinando a controlar a velocidade pra aguentar correr mais tempo – e não sair correndo igual a Phoebe! e outras dicas boas da experiência…hehehe

Fui seguindo direitinho o treino, sem perder nenhum dia, avançando conforme manda o programa e morrendo de medo cada vez que eu via que o tempo de corrida ia aumentar: “o que??? ele acha que sou capaz de correr 5 minutos seguidos?? Tá louco!!!”. Juro, toda semana eu ficava com medo e duvidava um pouco…rs
Mas o mais incrível é que eu ia conseguindo!!! Alguns dias correndo sozinha, outros com a companhia da Carol, sempre acompanhando com um aplicativo da Nike no celular, que marca distância percorrida, velocidade, mapa da trajetória…

Quando cheguei na Semana 5, dia 3 tava quase em pânico! Tinha certeza que não conseguiria correr 21 minutos! Certeza absoluta!! Pra ajudar, não tinha dormido quase nada na noite anterior, tava toda podre… mas resolvi sair e tentar mesmo assim… Eu pensava: “tudo bem se eu não conseguir… na verdade, acho que o programa é feito pensando que a pessoa não vai conseguir, tanto que na corrida seguinte ele diminui de novo…”
Mas eu consegui!!!! Foi incrível!!! Foi super legal a sensação de ter conseguido correr “tanto” tempo seguido, em pouco mais de um mês de treino!

Depois disso fui seguindo o treino… confesso que em alguns dias dava preguiça, não dava vontade de sair de casa.. mas eu insistia comigo mesmo e ia! (ok, ok… confesso, pulei 1 diazinho do treino, num sábado em que estava chovendo e a preguiça venceu a disputa! mas depois recuperei o dia perdido…rs)
O Gregório, amigo da minha família há muitos anos e corredor (veio em abril correr a maratona de Santiago! 42K!!!), foi super me incentivando ao longo de todo o processo… Foi ele quem me disse que se você passa dos primeiros dois meses, está perdido: contaminado pelo bichinho da corrida, viciado!!!

Hoje corri o dia 3 da Semana 8 que, você pode conferir lá na tabela, equivale a 30 minutos de corrida!
Terminei o programa e sou a prova viva de que ele funciona!!!!! E vicia!!!
 Claro que ainda preciso melhorar a velocidade, aumentar a resistência pra longas distâncias e tal… mas a verdade é que em 2 meses esse programinha aí em cima transformou a eterna sedentária aqui em corredora!

Corredora de verdade! E pra provar isso – pra mim mesma, claro! – essa semana me inscrevi na primeira competição! É uma prova de 10K que vai acontecer no dia 22 de julho mais ou menos perto aqui de casa!!!! Tô ansiosa desde já – comofas? Sai pra correr!!! hehehe

Preferia começar com uma prova de 5K, claro, mas não tinha nenhuma pra acontecer esses dias, acho que só lá pro fim de agosto, aí resolvi arriscar e já chutar alto!
Peguei mais umas dicas com uns amigos “especialistas” e vamos lá!!!! Treinando e tentando, primeiro conseguir correr 10K, depois melhorar o desempenho…hehehe (Hoje corremos 4k em 30 minutos!)
Acho que a competição (que é comigo mesma e não com os outros corredores) vai ser um ótimo incentivo pra continuar correndo com a freqüência certa, já que não tenho mais o “desafio de chegar na próxima semana do programa”… 

Mas a conclusão desse post é: Super, super, super recomendo esse programa pra quem estiver pensando em começar a correr! Aliás, literalmente recomendo! Guto e Nathalia (meu irmão e minha prima) já entraram na brincadeira também e tô fazendo a propaganda aqui pra quem mais se interessar!! Meu testemunho: parece que vai ser impossível, mas funciona!!!!

Ah! Outra dica importante: pare de programar “começar a correr na segunda” ou “depois do feriado”, ou “quando parar de chover”…
Coloca os tênis nesses pés e vai correr – HOJE!!! É o melhor jeito de começar e, acredite, começando você toma gosto pela coisa e engata de verdade! Especialmente se resistir a esses dois primeiros meses de programa!

Boa sorte pra gente!!!


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s