"Por que que a gente espirra?"

Chilenos não fungam. Não os Santiaguinos, pelo menos.

Nessa cidade de “estações do ano bem definidas” há dois momentos críticos para os sistemas respiratórios: o inverno, quando a gripe brinca de rave e fica horas (ou semanas) seguidas se divertindo pegando absolutamente todo mundo e distribuindo drogas por aí; e a primavera, quando as flores estão facinhas e a putaria entre elas rola solta, o que significa pólen pra todo lado.

Nessas horas não há quem resista: todo mundo de nariz escorrendo! Aquele momento agradável pra andar em transporte público e pensar em todas as mãos (escorridas) que passaram por aquelas barras, sabem?!

Assim como em São Paulo, existe o conflito dentro do ônibus: os que querem fechar as janelas porque estão com frio e aqueles que querem abrir porque temem as bactérias que estão nadando por ali. Mas diferente de São Paulo, ninguém teme as bactérias por ficar ouvindo aquela fungação louca vindo de todos os bancos em volta.
Santiaguino não funga – usa lenço!

Curiosidade cultural:
Sempre tive vergoinha de assoar o nariz em público e tenho a sensação de que isso é meio brasileiro (ou paulista, não sei…). Nós fungamos muito e usamos o lencinho pra impedir desastres até conseguir chegar ao banheiro mais próximo e fazer a limpeza correta.

Mas aqui, não!
Lencinhos são vendidos em “pack econômicos”, com um milhão de metros de lenços por alguns poucos mil pesos. Todo mundo SEMPRE tem lenço! Porque se o nariz começa a irritar, ninguém pensa duas vezes: saca o pañuelo e dá aquela assoada caprichada! Eles não tem vergonha, assoam bonito mesmo que estejam no ônibus, metrô, sala de aula (atrapalhando o professor que fala) e até na cadeira do cabeleireiro…

Já me olharam feio muitas vezes por causa da inocente fungada… Uma vez, durante uma gripe minha, um colega de classe colocou “discretamente” um pacote de lenço na cadeira que estava entre nós, disse que eu podia usar se quisesse e quando foi embora “esqueceu” o pacote ali! hahaha
Mas isso foi ano passado..agora eu já aprendi! Já assôo o nariz como eles! (o que talvez tenha sido um pouco estranho/incômodo para as visitas brasileiras que estiveram aqui em casa na semana passada, durante uma gripe super feia que ainda se arrasta por aqui…hahahaha)

Já assôo o nariz como eles, mas ainda não me relaciono tão naturalmente com a caca de nariz o muco como eles. Soube que num desses programas matinais da semana passada estavam discutindo “porque as pessoas comem o muco”, com perguntas super didáticas do tipo “porque o muco é salgado?”hahahaha

Vejam que é uma arte saber se “chilenizar” na medida certa! Conseguir se adaptar, mas sem perder alguns limites importantes de… de…bom, de limpeza, né?! hahaha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s