“Por favor, não esqueça…”

Hoje uma notícia – aparentemente falsa, descobriu-se depois (e eu descobri agorinha, brigada, Dani!..rs) chamou a atenção nas redes sociais pra um tema importantíssimo: o hábito que muitas pessoas AINDA tem de dar comidas para crianças sem antes consultar seus pais!

Quem costuma fazer isso o faz, creio eu, como um agrado ao pequeno, na maior das boas intenções! Mas, gente, não pode!!!
Cada família tem suas escolhas no que diz respeito a alimentação…pode ser que eles não comam carne ou que queiram seguir a recomendação de não dar açúcar pra criança antes dos dois anos de idade, ou qualquer outra coisa menos fácil de adivinhar, mas que tem importância pra eles, enfim… a única maneira de saber dessas opções é perguntando pros pais da criança!!!!

E isso não vale só pra crianças que você não conhece, não! Mesmo na sua família, no seu círculo de amigos… não custa dar uma perguntadinha, né?!
Especialmente porque além dessa questão do respeito às escolhas que cada faz sobre a alimentação de seu filho, existe sempre a possibilidade de uma Alergia Alimentar!!! E aí a coisa fica grave!!!

Olha a história:

10520089_890254907708730_916978785717522586_n

Sendo ou não o relato dessa mãe específica falso (aaah, a internet…), sabemos que isso é super possível de acontecer justamente pela junção do tal hábito com a existência de alergias tão graves!

Como mãe de (ex!!!!) alérgica, não preciso nem dizer que só a idéia dessa possibilidade já mexeu comigo, né?!

Imagina o susto numa situação dessas?!?!

A Cecília, por sorte, nunca teve nenhuma reação anafilática, mas poderia ter tido – 40% das crianças com alergia alimentar podem ter!!!

Isso é seríssimo!!! Questão de vida ou morte mesmo!!!

Por isso, vamos repetir: não dê comida pra uma criança sem antes consultar os pais dela! Nunca! Ok?!

E mais um detalhe: em casos de alergia, “só um pouquinho” é suficiente pra fazer um super mal!!!

Aqui em casa mesmo, só chegamos na estabilidade real e na possibilidade de uma cura graças a uma dieta rigorosíssima! Foram quase 10 meses em dieta restritiva. Desses, 7 sem comer leite (inclusive derivados e traços), soja (mesma coisa), ovo, “nuts” (amendoim, castanhas, amêndoas, etc),porco,  frutos do mar, banana, kiwi… Pensando assim parece fácil, mas, juro, essa listinha aí limita absurdamente as opções de industrializados – tudo leva leite e/ou soja! TUDO!

Foram 8 meses sem comer fora de casa, pra ingerir só produtos de marcas confiáveis, sem traços de alergênicos, preparados em utensílios “limpos”…enfim…se eu saía, levava marmita! Inclusive em restaurantes e casamentos! rs

Agora que passou até parece que foi pouco, mas se no meio desse esforço todo algum babaca viesse enfiar um chocolate na boca da minha filha (sem eu nem poder sentir o gostinho..rs), quem ia ter choque era ele! Porque eu ia mesmo querer eletrocutar!!!! Humpf!!!

Então, turma, ficou claro???
Vamos repetir todos juntos agora?

Nunca dê comida pra uma criança sem antes consultar os pais dela!!!


Obrigada!

(em breve voltamos com a programação normal prometida- a.k.a.: desmame!)

4 pensamentos sobre ““Por favor, não esqueça…”

  1. Esse assunto rendeu, Gabi!
    Sendo ou não invenção nesse caso específico, essa coisa de ir oferecendo coisas pras crianças sem o consentimento dos pais é sério e tem que ser debatido e alardeado, sim!

    Muito bom seu post.

    E volte pra contar mais de vocês, sim, eeeeee! :))

    Beijo beijo!

    Curtir

  2. Oi, Gabi! Quando li essa historia fiquei bem chocada, porque na mesma semana uma amiga tinha dado um cookie com chocolate pra Liana. Eu não vi, maridex viu e tirou da mão da pequena na hora. Explicamos pra ela na hora que 1 – estamos dando alimentos que contem leite aos poucos pra Liana por causa da alergia e 2 – decidimos que não iremos dar açúcar pra ela. Não sei se a Liana chegou a comer do cookie, se comesse um pouco talvez não acontecesse nada, mas e se acontecesse?

    Curtir

    • Putz, Rita!!! Que susto!!! Não gosto nem de pensar na possibilidade!

      Acho que com o argumento das alergias as pessoas acabam respeitando mais e tendo mais cuidado, né?!
      Eu ainda recebo umas viradas de olho quando peço pra não darem açúcar…Nem ligo! rsrs

      Beijo nas duas!

      Curtir

Deixe um comentário