“Saber Amar”

Ser mãe é descobrir como reais e ir sentindo na pele uma lista enorme de clichês – esse, aliás, é o primeiro deles, o clichê primordial! Hahaha

Um dos mais clássicos dessa lista é a história de que só depois de ser mãe é que você entende verdadeiramente a sua própria mãe.
É só depois de sentir esse amor profundo, doído e arrebatador que você entende todos os mil beijos e abraços que sua mãe te deu ou quis te dar, toda a pentelhação em forma de preocupação, todas as lágrimas que ela ja derrubou por você…

Dizem que nós aprendemos a ser filhas depois que nos tornamos mães. E como muitos outros clichês da lista, já descobri que esse é verdade também!

Mas o que eu andei percebendo é que nós aprendemos a ser mães, sendo filhas.

Só posso ser a mãe que sou, pela mãe que tive.

Foi com ela, minha mãe, que aprendi a amar e ser amada. Foi com ela que  aprendi o que é cuidado, o que é dedicação. Foi com ela que aprendi o que é respeito – ao outro e a nós mesmas. Foi com ela que aprendi o que é amizade, o que é sonho, o que é desejo.

Foi sem ela que aprendi o que é saudades.

É pra ela que eu corro imediatamente quando tô triste, quando tô doente, quando tô preocupada…e quando tô feliz, quando tenho o que comemorar, quando tô emocionada.

Ela é minha melhor amiga, mas também é mãe brava quando precisa ser (minha adolescência que o diga..rs).

Com ela aprendi que temos que tentar ser o melhor de nós mesmas e não uma versão perfeita que almejamos. Aprendi a rir das imperfeições e a tentar consertar as que forem possíveis.

Com ela (e com a minha analista! Hahaha) aprendi que erros não são fatais, que eles podem nos ensinar muito e que desculpas podem – e devem – ser sinceras de ambos os lados.

E aprendi que tudo isso aí em cima fica mais fácil quando não se vive sozinha.

 

Quando a Cecília nasceu minha mãe veio ficar com a gente pra ajudar no “novo desafio”.

E o que ela mais me ensinou nesse período foi que pra cuidar é preciso deixar-se ser cuidada. Pra amar é preciso deixar-se ser amada!

Sei que ainda estamos no “modo easy” com a filhota, mas acho que se estou me saindo muito bem até agora, é porque tive um exemplo incrível – pro bem ou pro mal! rs
Pode parecer só mais um clichê, mas nossa relação é muito especial, sim…

E nesse meu primeiro Dias das Mães, deixo minha birra com as datas comercias de lado, olho pra MINHA FILHA (ainda é emocionante usar essas palavras!) dormindo no meu colo e me emociono – de saudades da minha mãe e de desejo de que eu possa ser pra essa pica-pau linda tudo que minha mãe é pra mim!

Nesse 2014 é com o coração muito mais repleto que desejo a todas as mães (as de humanos e a de peludos, mesmo as futuras ou “potenciais” rs) um Feliz Dia das Mães!!!

 

Imagem

Meu primeiro almoço de Dia das Mães “do lado de cá”

Imagem

Montagem linda feita pelo Lalo

8 pensamentos sobre ““Saber Amar”

  1. Minha querida!
    Seus textos sempre me emocionam, mas esse foi especial. Tem mesmo sido um presente acompanhar sua relação com a Cecilia, e já de partida tenho certeza de que ela deu uma sorte danada!
    Brigada pelas palavras tão lindas e espero estar à altura delas! Parabéns pelo Blog e desejo que nesse novo endereço ele faça ainda mais sucesso!

    Curtir

  2. Lindoooooo Gabi, estou aqui toda emocionada chorando muuuuito… ontem foi um dia bem difícil, longe da minha mãe e sem ter realizado o meu grande sonho, só me restou ficar bemmm introspectiva de tudo e de todos, mas ao ler seu texto percebi como minha mãe faz falta, daria tudo pra ter ela perto de mim! Parabéns pelo seu primeiro dia das mães.
    Há e o novo blog está uma lindeza! Amei!!!
    Bjokas

    Curtir

    • Te entendo, De… Ano passado nesse dia fazia pouco tempo que eu tinha sofrido um aborto e embora eu já estivesse grávida da Cecília, ainda não sabia… Foi um dia bem difícil tb…
      Logo seu grande sonho se realizará, tenho certeza!
      E não importa nossa idade, colo de mãe é insubstituível, né?! 🙂

      Que bom que gostou do blog novo! Obrigada!

      Beijo

      Curtir

  3. Que lindo relato de mãe para mãe!
    Parabéns, Gabi e Nanci!!!
    Especial parabéns pela habilidade de colocar em palavras as emoções escondidas aí dentro de você, Gabi!!

    Que seu site continue refletindo toda as alegrias/desafios que se passam em sua vida.

    Um abraço apertado em todos “ôceis”

    Curtir

Deixe um comentário